Tribuna Livre do Samba

A música tem o poder de aproximar as pessoas e o samba de criar irmandades, e a Tribuna Livre do Samba foi criada justamente com essa intenção, de resgatar e reviver momentos em que três amigos se tornavam irmãos ao executarem de forma livre e descomprometida sambas que traduzem os sentimentos mais verdadeiramente humanos e compartilhar com todos que estivessem dispostos a se juntar a eles, de forma mais despojada,ao ar livre, surgindo assim o projeto “Samba do meio fio”.

O Grupo nasceu em setembro 2010 na Praia do Flamengo para completar as apresentações do Grupo Sotaque Brasileiro na Pousada Sarafina. Inicialmente surgiu com o nome de “TRIO VAPOR” e após criarem o projeto Samba no ½ Fio em Itapuã o nome foi alterado para TRIBUNA LIVRE DO SAMBA. A Tribuna Livre do Samba então surgiu por conta da vontade que os músicos sentiam de tocar “sambas” livremente intercalando com informações sobre sua origem e convidar os amigos para somar no refrão. Aliado a esse movimento o grupo começou a trazer jovens músicos e também músicos experientes para fazerem parte da roda de samba e trocarem experiências profissionais passando assim a ser chamado de “Movimento de Inclusão Musical”.

Hoje, 7 anos depois, a Tribuna Livre do Samba segue se apresentando nas ruas de Itapuã, nas praças, mercados e em eventos de samba da cidade, além de continuar pesquisando, compondo e disseminando a cultura afro hereditária através da música, tocando desde o lundu princípio do registro sonoro percussivo que deu origem ao samba, até as mais atuais execuções deste gênero musical.

Tribuna Carnavilas