Terapeutas do Riso

A Companhia Terapeutas do Riso existe desde 1998 e é formado por atores profissionais, com formação acadêmica em teatro, artes circenses e música. O trabalho desenvolvido pelos Terapeutas do Riso é pioneiro no Norte e Nordeste do Brasil e é fruto de constantes pesquisas, contínua qualificação e dedicação. A assistência especializada prestada pelo grupo é baseada na RISOTERAPIA, focando no bem-estar de pacientes hospitalizados de todas as faixas etárias, sempre atuando de forma multidisciplinar e integrada com a equipe de saúde.

 A doença coloca o ser humano em uma condição de isolamento, introspecção, medo do inesperado e, muitas vezes, falta de esperança. E a internação hospitalar fragiliza ainda mais a pessoa doente: longe da rotina familiar e do convívio social, em momentos intercalados pelo tédio e pelo sofrimento.

É nesse cenário desafiante que a presença dos Terapeutas do Riso surge como um sopro de luz, capaz de transformar a vida do espectador solitário, em contato com a arte e a possibilidade de transmutar em riso a própria dorA eficácia do remédio em forma de riso é imediata, e pode ser notada na expressão aliviada de cada pessoa agraciada pela vontade de gargalhar.

 A atuação do palhaço dentro de uma instituição de saúde envolve muito preparo e uma estratégia bem fundamentada para interagir positivamente com o paciente e com as pessoas que o cercam. O trabalho de criação artística tem um repertório definido, mas está sujeito a continua improvisação nesta interação com o indivíduo.  É uma relação de respeito, bom senso e profunda sensibilidade por parte de quem conhecem de perto os desafios da rotina hospitalar. A Palhaçologia focada neste ambiente lida com aspectos sutis que interferem positivamente no bem-estar da pessoa em um momento de fragilidade.

 Associando teatro, música e técnicas circenses com o objetivo de promover a humanização na saúde e a inclusão social, os Terapeutas do Riso ainda ajudam a difundir a cultura e a arte, resgatar a autoestima e exercitar a cidadania, contribuindo no processo de cura de crianças e adultos hospitalizados, tirando o foco da dor e aliviando o sofrimento da internação.

 Nossos Palhaços-médicos, em trios, visitam os pacientes hospitalizados, leito a leito, durante aproximadamente oito horas, inclusive nas unidades de terapia intensiva e de procedimentos ambulatoriais.

Terapeutas do Riso (40)